Pelotas, RS, Quarta, 06.07.2005
Edições 2005
 
Adicionar Diário Popular aos favoritos
Diário Popular como página inicial
Favoritos
Pag. inicial
Capa
Charge
Contracapa
Indicador Econômico
Seções
Cidade
Cultura
Economia
Esporte
Estado
Exterior
Nacional
Polícia
Rural
Zona sul
Colunas
Artigo
Editorial
Espeto Corrido
Horóscopo
Instantâneos
Ponto de Vista
Turfe
Cadernos
Bairros

 


 

Cidade: Escola de Comunicação da UCPel apresenta trabalhos em congresso no Chile

Diário Popular

Os professores Carlos Leonardo Recuero, Fábio Souza da Cruz e Raquel da Cunha Recuero, participaram de 30 de junho a 2 de julho em Valparaíso - Chile, do 1º Congresso Internacional de Comunicación, Información y Culturas - La Comunicacion ante los desafios del patrimonio y las identidades na Universidade de Playa Ancha.
Com a participação de profissionais da área de comunicação do Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Espanha e México, o evento realizado em Playa Ancha foi considerado um marco nas relações e estudos na área de Comunicação Social para a América Latina.
O professor Carlos Recuero apresentou palestra a respeito do Projeto Ilha dos Marinheiros, que conta com o patrocínio do Banrisul e do Expresso Embaixador. A palestra intitulada Caleidoscópio insular da Ilha dos Marinheiros, na Lagoa dos Patos - Uma abordagem pelo método de Bateson e Mead, na produção de flores para Dia de Finados pelos ilhéus foi destaque no grupo de trabalho Imágenes y simulacros de culturas, coordenado pelo doutor Victor Silva Echeto.
A apresentação do trabalho foi um dos pontos altos do Congresso, pois foi apresentada uma narrativa visual, através do método de Gregory Bateson e Margaret Mead.
Após quatro anos de pesquisa na Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande, foi desenvolvida uma nova metodologia com a utilização de fotografias e o seu uso de forma científica na narração de estudos comunicacionais e etnográficos de populações. "Esse método é uma forma nova de se utilizar a fotografia e a Ecos demonstra pioneirismo ao desenvolver tal metodologia em sala de aula", diz o professor Carlos Recuero.
O professor Fábio Souza da Cruz falou sobre o trabalho "Consumo e Cidadania: A pedagogia crítica da mídia como proposta de fortalecimento da cultura. Trabalho este que faz parte do seu curso de Doutorado, na UFRGS em Porto Alegre.
A professora Raquel Recuero falou da pesquisa "Comunidades em redes sociais na Internet - Um estudo do suporte à anorexia e à bulimia", desenvolvida dentro dos seus estudos de doutorado na UFRGS em Porto Alegre.


»Cidade

 
 
Melhor se visualizado com Internet Explorer 5.0 ou superior resolução mínima 800x600.
- www.diariopopular.com.br - Todos os direitos reservados a Gráfica Diário Popular Ltda.
Rua XV de Novembro, 718 - Telefone:(0xx53) 284-7000 - Pelotas/RS