Pelotas, RS, Domingo, 07.07.2002
busca nesta edição
 
Adicionar Diário Popular aos favoritos
Diário Popular como página inicial
Favoritos
Pag. inicial
Capa
Charge
Contracapa
Seções
Cidade
Cultura
Economia
Esporte
Estado
Exterior
Nacional
Polícia
Rural
Colunas
Afonso Ritter
Artigo
Editorial
Espaço livre
Espeto Corrido
Gastronomia
Horóscopo
Instantâneos
Maria Alice Estrela
Ponto de Vista
Thais Russomano
Turfe
Cadernos
Variedades
Zona sul

 


 

Variedades: OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA C NA SAÚDE E BELEZA


Nesta época do ano enfrentamos muitas variações do tempo, o período de chuvas começa e com ele, vem as famosas gripes e resfriados da estação. Doenças tratadas com remédios que possuem em sua composição Vitamina C. A maioria das pessoas que usualmente utilizam a Vitamina C para amenizar os efeitos das gripes e resfriados não sabe que ela possui uma importante ação preventiva contra outras doenças.
Há muito tempo conhecida por prevenir o escorbuto - doença causada pela falta de vitamina C no organismo, que se caracteriza por enfraquecimento geral, hemorragias diversas, mau hálito e sangramento das gengivas - hoje, a Vitamina C está sendo reconhecida por profissionais da saúde devido a sua ação benéfica no tratamento da catarata, doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares, osteoartrite e algumas formas de câncer. Estudos recentes indicam que se as pessoas aumentassem a ingestão de Vitamina C, o risco de doenças degenerativas diminuiria.
Infelizmente, nossa dieta alimentar não nos fornece a concentração ideal da vitamina, por isso, para usufruirmos de sua excelente ação preventiva precisamos de uma suplementação de Vitamina C. O mercado de suplementos nutricionais é muito amplo, por isso, é importante escolher aqueles que oferecem maior ação contra os males.
Benefícios da Vitamina C para a saúde: (box1)
Sistema imunológico - A Vitamina C aumenta a resposta dos glóbulos brancos no combate aos agentes infecciosos.
A Vitamina C é o antioxidante mais importante do corpo, prevenindo os efeitos maléficos dos radicais livres que atacam as células saudáveis. Ela elimina os radicais livres produzidos pela fumaça do cigarro, poluição, estresse e álcool.
Sistema cardiovascular - Os antioxidantes previnem a oxidação de LDL na parede arterial e retarda a progressão da arteriosclerose (endurecimento das artérias). A Vitamina C pode diminuir os riscos de infarto do miocárdio, melhorando a função vasomotora em pacientes com doenças arteriocoronárias.
Prevenção de tumores - Estudos mostram que os radicais livres e processos oxidantes estão relacionados ao câncer e tumores. A baixa ingestão de vitaminas antioxidantes, como a Vitamina C, está associada ao risco crescente de desenvolver certos tipos de câncer.
Dor muscular e fadiga crônica - A dor muscular e a fadiga crônica ocorrem devido ao aumento da oxidação das células saudáveis e defesas antioxidantes insuficientes. A ação da vitamina C elimina tais sintomas.
Catarata - A ingestão de altas doses de Vitamina C diminui de três a quatro vezes o risco do desenvolvimento de catarata e degeneração ocular.
Asma - Clínicos e pesquisadores constataram que muitos sintomas da asma associados com constrição bronquial podem ser reduzidos com Vitamina C
Diabetes mellitus - A Vitamina C ajuda na manutenção dos níveis normais de glicose. Reduz a vasodilatação, melhorando a microcirculação dos diabéticos.

BELEZA (box2)
Além das indicações tradicionais da Vitamina C ela chega ao mercado de cosméticos com força total. A Vitamina C é uma vitamina solúvel em água encontrada em vegetais e frutas cítricas. Há pouco tempo começou a ser explorada pela indústria de cosméticos e tornou-se vedete nas formulações cosméticas de marcas de prestígio nacionais e internacionais.
Nas clínicas dermatológicas do Brasil vem crescendo a procura por fórmulas contendo Vitamina C devido as suas excelentes propriedades fisiológicas no combate ao envelhecimento cutâneo. A forma ativa da Vitamina C é o ácido L-ascórbico. Na pele, ele desempenha diversas funções, como:
Antioxidante - Captura e neutraliza os radicais livres e regenera a Vitamina E mantendo-a estável por mais tempo.
Ação anti-sinais - Estimula a produção de moléculas de colágeno estáveis e garante a união de uma molécula à outra, mantendo a pele firme. O colágeno é a maior e mais importante proteína estrutural da pele, responsável pela sua firmeza e elasticidade.
Ação protetora dos efeitos nocivos do sol - Associada ao filtro solar, a Vitamina C exerce uma poderosa defesa contra os raios UVA e UVB além de prevenir mutações induzidas pela radiação ultravioleta, que causam o câncer de pele
Ação clareadora de manchas - Ação benéfica no processo de despigmentação de manchas atuando na fase inicial da melangênese.
Efeito antiinflamatório - A vitamina C é um antioxidante normalmente encontrado na pele humana e é liberada rapidamente na inflamação. A vitamina C é capaz de controlar a resposta inflamatória associada à luz ultravioleta sua ação é protetora desde que seja aplicada logo após a exposição ao sol.
Para que a Vitamina C mantenha suas propriedades no produto final (após a manipulação) é necessário que ela seja estabilizada, pois é muito instável ao oxigênio e à luz. Para realizar esta tarefa surgem as Glicosferas - partículas sólidas e estáveis desenvolvidas através de uma tecnologia avançada e patenteada (Super Molecular Biovector) que armazenam e transportam de forma única e eficaz grandes quantidades de princípios ativos, no caso, a Vitamina C.
As Glicosferas de Vitamina C são indicadas para aplicação em filtros solares, cosméticos antienvelhecimento, cosméticos para tratamento da região ao redor dos olhos e tratamentos especiais para o corpo.


»Variedades

 
 
Melhor se visualizado com Internet Explorer 5.0 ou superior resolução mínima 800x600.
- www.diariopopular.com.br - Todos os direitos reservados a Gráfica Diário Popular Ltda.
Rua XV de Novembro, 718 - Telefone:(0xx53) 284-7000 - Pelotas/RS