Pelotas, RS, Domingo, 11.05.2003
busca nesta edição
 
Adicionar Diário Popular aos favoritos
Diário Popular como página inicial
Favoritos
Pag. inicial
Capa
Charge
Contracapa
Seções
Cidade
Cultura
Economia
Esporte
Estado
Exterior
Nacional
Polícia
Rural
Colunas
Afonso Ritter
Artigo
Editorial
Espaço livre
Espeto Corrido
Horóscopo
Instantâneos
Maria Alice Estrela
Mário Osório Magalhães
Ponto de Vista
Thais Russomano
Turfe
Cadernos
Variedades
Zona sul

 


 

Variedades: Enfermagem tem como modelos Florence Nightingale e Anna Nery


Acredita-se que as práticas de saúde tenham surgido no início da civilização, realizadas de forma instintiva, a fim de garantir ao homem a manutenção da sua sobrevivência e geralmente eram associadas ao trabalho feminino.
Ao longo dos anos, a prática da enfermagem teve como inspiradoras a italiana Florence Nightingale e a brasileira Anna Nery, que tiveram papel fundamental no socorro ao feridos durante as guerras da Criméia e do Paraguai.
Movida pela compaixão aos soldados, vítimas da guerra entre Inglaterra, França e Turquia contra a Rússia, que se encontravam no maior abandono, Florence parte para a guerra com 38 voluntárias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e é imortalizada como a "Dama da Lâmpada" porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. A lâmpada hoje é o símbolo da profissão.
A brasileira Ana Justina Ferreira não resistindo à separação de seus dois filhos, um médico militar e um oficial do Exército, que são convocados a servir durante a Guerra do Paraguai, coloca-se à disposição do País e parte para os campos de batalha. Lá, improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos. Tanto Anna Nery quanto Florence Nightingale, tiveram de romper com os preconceitos da sua época, em que as atividades da mulher eram restritas ao lar.


»Variedades

 
 
Melhor se visualizado com Internet Explorer 5.0 ou superior resolução mínima 800x600.
- www.diariopopular.com.br - Todos os direitos reservados a Gráfica Diário Popular Ltda.
Rua XV de Novembro, 718 - Telefone:(0xx53) 284-7000 - Pelotas/RS