Pelotas, RS, Domingo, 26.05.2002
busca nesta edição
 
Adicionar Diário Popular aos favoritos
Diário Popular como página inicial
Favoritos
Pag. inicial
Capa
Charge
Contracapa
Seções
Cidade
Cultura
Economia
Esporte
Estado
Exterior
Nacional
Polícia
Rural
Colunas
Afonso Ritter
Artigo
Editorial
Espaço livre
Espeto Corrido
Horóscopo
Instantâneos
Jogada ensaiada
Ponto de Vista
Turfe
Cadernos
Variedades
Zona sul

 


 

Exterior: Diamantes e lembranças da princesa Soraya serão leiloados em Paris



De um diamante de 22,37 quilates a um lencinho bordado com a inicial "S", as jóias, peles e lembranças da princesa Soraya Esfandiary Bakhtiary serão leiloadas em Paris de 29 a 31 de maio.
Um total de 942 lotes provenientes do acervo da segunda esposa do Xá do Irã, repudiada por não ter dado herdeiros ao "Trono do Pavão Real" serão arrematados na casa de leilões Drouot-Montaigne, sete meses depois da sua morte em Paris aos 69 anos de idade.
Os leiloeiros da firma Beaussant Lefevre dividiram os lotes segundo a natureza dos objetos, para fazer frente à esperada demanda do público, com certeza grande e sempre fascinado pela inesquecível princesa de olhar triste. Além disso, há o interesse da imprensa, principalmente báltica, devido às origens de Soraya, cuja mãe era alemã. Os objetos da princesa mais fotografada antes de Diana, segundo a imprensa sentimental - serão expostos nos próximos dias 25 e 26.
A maior peça do leilão, cuja avaliação ultrapassa três milhões de euros, será apresentada na quarta-feira à noite. Serão disputadas uma centena de jóias, destacando-se, principalmente um anel desenhado por um designer das estrelas, o norte-americano Harry Winston, cujo diamante de 22,37 quilates foi avaliado em 500 mil euros.
No leilão, também serão colocados à venda brincos com rubis, da firma Bulgari, a que a imperatriz usou em Nova Délhi num jantar oferecido pelo pandit Nehru em fevereiro de 1956 (120 mil euros) e o colar de cinco voltas de pérolas, colocado em março de 1957, durante a visita do chanceler Konrad Adenauer.
Os objetos que serão leiloados na quinta-feira à tarde serão modestos, pulseiras de bijuteria, relógios e peças de ourivesaria.
A arrecadação dos leilões, segundo o escrivão Morel d'Arleux, será destinada aos herdeiros que estão sendo identificados, descartando a doação a organizações beneficentes.
Uma segunda sessão de quinta-feira será dedicada ao leilão de peles e acessórios, entre os quais estão uma capa de vison branco com a qual a princesa foi fotografada várias vezes, terninhos de Úngaro e Louis Feraud e dois lenços bordados com a inicial "S" de Soraya.
Os arquivos, fotos e desenhos de Soraya, nascida em 1932 em Ispahan, divorciada após 25 anos e depois vítima de um amor infeliz perdido num acidente de avião, o cineasta italiano Franco Indovina, serão leiloados sexta-feira. O leilão termina com a oferta de um Rolls Royce Silver Spur (1985), digna de um final para lembrar uma princesa para quem toda a fartura que o dinheiro podia proporcionar não resolveu os problemas sentimentais. (AFP)


»Exterior

 
 
Melhor se visualizado com Internet Explorer 5.0 ou superior resolução mínima 800x600.
- www.diariopopular.com.br - Todos os direitos reservados a Gráfica Diário Popular Ltda.
Rua XV de Novembro, 718 - Telefone:(0xx53) 284-7000 - Pelotas/RS